QUE O CRISTO COM SEUS BRAÇOS ABERTOS,PROTEJA O POVO DESSA CIDADE MARAVILHOSA.RIO DE JANEIRO,GOSTO DE VOCÊ.
Gisis
O que é?
O sangramento nasal é uma situação freqüente, principalmente em crianças. Quem de nós, em alguma época da vida, não teve um sangramento do nariz?
O que se sente?
Em princípio não há outra queixa além do próprio sangramento. A quantidade de sangue que sai do nariz, mesmo de uma criança pequena, é difícil de ser avaliada. A medida do volume de sangue perdido é altamente prejudicada pelo simples fato do sangue, mesmo em pequenas quantidades, ser capaz de produzir grandes manchas em panos, gazes, etc. O que dá uma impressão de gravidade, aumentando, assim, a angústia e preocupação dos pais e pessoas próximas à criança. Felizmente, esta situação raramente é uma ameaça à saúde e, portanto, pode ser conduzida com tranqüilidade.
Quando procurar o médico?
Se o sangramento ocorrer após uma batida na cabeça;sangramento por mais de 15 minutos;quando se torna muito freqüente;se o sangramento causar dificuldade para respirar;ocorrendo sangramento simultaneamente em outros lugares: pele, articulações, gengivas;história de doença hemorrágica (sangramento) na família;sangramento pelas duas narinas;se houve introdução de corpo estranho, esuspeita de fratura.
O que fazer?
Manter-se calmo e tranqüilizar a criança em posição sentada;pressionar a narina sangrante contra o septo nasal por 10 a 15 minutos;pode ser introduzido na narina um chumaço de algodão, mantendo a pressão;não permitir que a criança deite de costas, para evitar que o sangue se aspirado, podendo provocar tosse e ou vômitos;manter a criança em repouso por várias horas após cessar a hemorragia;controlar a umidade do ambiente; o ar seco aumenta a possibilidade de voltar a hemorragia;evitar o manuseio ou a higiene do nariz por um bom tempo para permitir a cicatrização,a cicatrização total dos vasos pode levar de 7 a 10 dias.
Como se previne ?
Evitando que ocorram as situações que provocam o sangramento.