19 de abril - DIA DO ÍNDIO
Parece brincadeira o que aqui escrevo ,mas não é.Outro dia conversando com um cidadão e na conversa,falávamos sobre o Parque 13 de maio,falando sobre a data, ele certo do que estava falando,logo ressaltou.Nossa é o Dia do Índio.e continuando nossa conversa,mostrei o engano cometido por ele.
Isso cada vez mais é uma prova de como o ensino,as vezes é levado de forma errada,simplesmente decorando datas,que no futuro,levarão a cometer esses terríveis enganos.Temos a obrigação, de levar o ensino de uma forma, que isso não fique apenas como datas.que seja explicado e de uma forma prazerosa,até através de uma música para que do prazer venha o aprender.
E vamos à luta por uma aprendizagem melhor...
Giselda Pereira
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Fonte...Google
Um comentário:
Gostei do texto e da aluna.Parabéns.bjs
Postar um comentário